sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Como regar da maneira correta?

Se planta sempre úmida é o ideal, a quantidade de água é muito relativa. Quando houver insolação direta em solo aberto, isto é, falta de chuva em terra sem grama, as regas têm que ser feitas duas vezes ao dia: antes do raiar do sol e no final da tarde.

Esse conselho também vale para verão sem chuva. Além de molhar o solo, pulverize as folhas para eliminar a camada de poeira depositada sobre elas.

Na primavera, as plantas saem da hibernação e surgem os primeiros brotos. Diminua as regas e limite-se a nutri-las uma vez por dia, sempre no período manhã.

No outono, estação que prevê chuvas e época em que as espécies se preparam para repousar, as regas devem ser diminuídas.

No inverno também, como o clima ainda se mantém úmido, regue o jardim esporadicamente: uma vez por semana é suficiente. Saiba que a combinação de frio com o excesso de água pode ocasionar um apodrecimento das raízes.

Mas, como o clima nem sempre é compatível com a estação do ano, convém observar o fenômeno natural das condições meteorológicas.

Mudas e bulbos recém-plantados precisam ser molhados com cuidado nas primeiras semanas, a fim de que o composto penetre nas suas raízes. Não exagere, pois água em demasia pode até matar a planta. Por outro lado, um solo compacto e impenetrável dificulta o trabalho das raízes.

Procure usar uma mangueira para regar seu jardim. Dessa forma, você molha apenas o solo próximo à raiz e evita que a água caia com abundancia ,sobre as flores e as folhas, prejudicando-as. Mesmo assim, tenha sempre à mão um regador, ideal para molhar uma planta em isolado, como os exemplares de folhas sensíveis ou as mudas pequenas e ainda frágeis. Em casos como esses, certifique-se de que o regador tenha furos finos, evitando jatos fortes de água.

Ideal é manter em separados dois regadores: um, só para a água; e outro, apenas para a adubação química líquida. Assim, você evita resíduos de adubo na manutenção diária de suas áreas verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário