sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Irrigação é indispensável para o paisagismo


O planejamento de um jardim requer conhecimento especializado, aliado a uma grande sensibilidade. Vários aspectos devem ser considerados, entre eles: o tipo de solo ou substrato, a tolerância das plantas ao clima e o gosto do cliente.

O mesmo ocorre com a conservação do jardim, ou seja, a manutenção desta proposta ao longo dos anos. Acredita-se que a conservação é tão importante quanto o planejamento.

Dentro das operações de conservação, a irrigação, é sem dúvida, uma das principais, pois o fornecimento regular e adequado de água influencia diretamente a estrutura das plantas, traduzindo-se em mais ou menos beleza e equilíbrio. No entanto, até há pouco tempo à irrigação era considerada sofisticação, e não necessidade.
O surgimento de novos equipamentos e o reconhecimento dos paisagistas de sua importância como aliada na conservação do jardim têm tornado a irrigação indispensável nos projetos de paisagismo.

Mas é preciso cuidado na adoção do sistema. Assim como o planejamento, o projeto deirrigação requer conhecimento, sensibilidade e, o mais importante, um trabalho integrado entre o paisagista e o projetista. Neste trabalho, cuida-se com precisão de cada etapa do processo, desde o projeto até a instalação e manutenção. Os sistemas são elaborados estudando-se particularmente cada projeto paisagístico, ou mesmo os detalhes já implantados.
    




Fonte: Revista Tempo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário